Inbound marketing e reposicionamento de marca

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GM Digital - Inbound e Reposicionamento das Marcas

O tema “marketing digital” hoje é comum a todas as pessoas, aliás, a maioria inclusive já deve algumas bases e conceitos desse mundo digital. Um conjunto de ferramentas que se transformou em um dos métodos mais básicos, atualmente, para criar e desenvolver a imagem e inserir o negócio no meio digital para que atrair seus clientes e mostrar o potencial de qualquer negócio.

Dentro do Marketing Digital, existem várias metodologias para conseguir alcançar clientes e atingir objetivos, uma delas se chama Inbound Marketing, que consiste em produzir um conteúdo relevante para atrair os clientes, um método de médio a longo prazo para atrair e fidelizar os clientes ou público-alvo.

Diferente do método antigo e tradicional de Outbound Marketing, que é uma estratégia mais agressiva, menos atrativa e de menor prazo, que foca atrair o cliente ativamente, mas não necessariamente gerando um interesse genuíno à empresa, além de exigir mais capital aplicado.

Exemplos de Outbound Marketing são a televisão e o rádio, com grande alcance, porém, não direcionados a um público específico. O que, aliás, pode até gerar efeito negativo, considerando que nem todos os clientes estão dispostos a estar assistindo conteúdo ou acessando algo online e, abruptamente, aparecerem anúncios interrompendo o que estavam acessando.

Inbound Marketing realmente funciona?

Com um bom desenvolvimento, a resposta é bem positiva, analisando que a finalidade do Inbound é fazer com que o produto, serviço, conceito ou marca seja reconhecido.

Através de criar um conjunto de estratégias de marketing que utiliza de conteúdo relevante para atrair os clientes, é fácil reparar em como se logra êxito utilizando a ferramenta, tendo em vista que o trabalho produzido é justamente o que o público-alvo busca, seja em mecanismos de busca, blogs e (ou) redes sociais).

A internet faz parte intrínseca do dia-a-dia e está inserida em praticamente todas as atividades das pessoas, não havendo mais uma diferença na vida offline e online. Considerando isso, o Inbound Marketing se insere com ferramentas poderosas e que podem ser mensuradas, pois é possível saber em detalhes quem foi o público alcançado, suas faixas etárias, localizações e demais detalhes de acesso.

Portanto, com acesso a dados detalhados dos dessas fatias alcançadas, é possível aumentar a visibilidade do negócio, atrair os clientes, otimizar o processo de vendas e gerar conteúdo relevante para um público com alto potencial de consumo, e ainda, possuindo ferramentas para saber quanto custou o retorno sobre o investimento (ROI) para comprovar os resultados e metas atingidas.

No caso de empresários, uma empresa esteja inserida no meio digital, através de plataformas como o Google, Facebook, Instagram etc., utiliza mecanismos com métricas e rankings de relevância de conteúdo. Ou seja, seu posicionamento nessas redes e mecanismos são essenciais para atração dos clientes, isto é, em plataformas com tantas possibilidades e produtores de conteúdo, é necessário produzir e trabalhar com temas relevantes e com qualidade, renovando-se conforma necessidade, visando manter o bom posicionamento nas plataformas.

Um grande exemplo da necessidade de bom posicionamento no rank se encontra ao citar o Google, no qual a quase totalidade das pessoas, ao procurar conteúdo, produtos ou serviços no Google, acessam logo os links que estão no topo do mecanismo de busca.

Freepik license: https://www.freepik.com/profile/license/pdf/11235806?lang=en

Esse fato mantém o acesso orgânico a quem produziu o conteúdo e sua estadia no topo, considerando que o texto bem escrito sanará as dúvidas de quem pesquisou e o usuário se sentirá satisfeito com o que encontrou, ainda, possuindo conteúdos relevantes nos relacionados, abrindo margem para acesso a outros links e aumentando o tempo médio de visita na página, tudo construído através de uma boa execução de Inbound Marketing.

Ter uma marca no topo dos mecanismos de busca ser reconhecida como melhor ou que atraíra mais clientes?

Não necessariamente, a posição condiz com a qualidade e relevância do produto ou marca, considerando também que há impulsionamentos que utilizam formas de pagamentos para deixar no topo destes mecanismos. Ou seja, o conteúdo pode ser relevante, mas garante o topo de acesso devido ao sistema patrocinado do Google Ads.

Freepik license: https://www.freepik.com/profile/license/pdf/11906661?lang=en
O inbound marketing possibilita que diversos nichos de pessoas e profissionais troquem as mais diversas informações entre si.


Qual a importância do conteúdo nesses ranks?

Se um potencial cliente buscar empresas de tais serviços e ver um conteúdo sem qualidade e pouco atrativo, provavelmente não irá fechar uma compra ou visitar a empresa em questão. Mesmo que tenho sido o primeiro acesso ao visitar o mecanismo de busca.

Em caso de websites de notícias, a constância na boa produção de conteúdo garante o posicionamento de mercado, o topo nos buscadores, o que, consequentemente, valoriza a marca para investidores que desejam utilizar os espaços patrocinados nos websites.

Por que devo me inserir no meio digital?

As pessoas estão completamente conectadas às ferramentas online, é um processo já consolidado. Através de smartphones, computadores, tablets, etc., as pessoas passam em média 9 horas dia em acesso às redes sociais e mecanismos (fonte: Hootsuit, 2020), o que comprova uma ferramenta poderosa e essencial para se inserir.

Por conclusão,

Em um mundo no qual as ferramentas tradicionais estão se tornando cada vez mais saturadas e com menos público acessando, adaptar-se e desenvolver um bom trabalho nas mídias digitais é essencial para garantir ou consolidar o reconhecido às empresas, marcas, produtos ou serviços, através das várias vantagens e métricas, não se tratando mais apenas de aumentar o crescimento, mas sim passando a ser uma ferramenta básica para sobrevivência dos negócios.

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